sábado, 4 de janeiro de 2014

Diário de um Psicólogo #4

Enfim formado!

Depois de cinco anos estudando posso ser chamado definitivamente de psicólogo, mas algum tempo depois do êxtase que senti nos dias que se sucederam a formatura eu me surpreendi em questionamentos acerca do que realmente estava acontecendo, será mesmo que estar graduado em psicologia me torna um psicólogo?

A graduação foi uma experiência incrível, que me possibilitou o contato com aquilo que havia de mais humano ao meu entorno e em especial com o que havia de mais humano em mim, a maior riqueza que levo comigo é a certeza de que existe muita riqueza ainda a garimpar no mundo...

Retorno ao questionamento mais realizado nos últimos cinco anos...

Mas o que faz um psicólogo?

Acredito que a resposta, em essência, não seja muito diferente da de qualquer outro profissional, realizamos tarefas compatíveis com o campo de ciência que estudamos, mas da mesma forma que um engenheiro pode construir uma ponte para unir pessoas, também pode construir bombas para mata-las e é neste viés em que a verdadeira resposta se encontra.

O que faremos com o que estudamos?

Pois em última instância existem poucas opções... 

Ou ajudamos as pessoas, ou as prejudicamos. Você pode questionar que certamente deva existir uma posição neutra, que não o comprometerá com responsabilidades desse tipo, entretanto não há, somos inevitavelmente corresponsáveis por aqueles que nos cercam e ter em mãos um poder capaz de ajudar as pessoas, mas optar por não fazê-lo é o mesmo que prejudica-las.

Portanto eu desejo que minha consciência em relação as minhas responsabilidades se ampliem e eu seja cada vez mais capaz de fazer uma diferença significativamente positiva na vida das pessoas que me cercam, independente se forem meus clientes, amigos, familiares ou desconhecidos, pois todos fazemos parte de um todo muito maior.


Sou um otimista irremediável e acredito piamente que a vida pode ser muito boa se entendermos que a felicidade só é verdadeira quando compartilhada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário