segunda-feira, 2 de julho de 2012

Diário de um psicólogo #3


Este é um fragmento da avaliação que escrevi para o estágio voluntário que realizei neste semestre, participei com outros psicólogos da realização de atendimentos à adolescentes de 10 a 20 anos em uma Unidade Básica de Saúde, a experiência foi muito enriquecedora e gostaria de compartilhá-la.

“(...) Aprendi que na prática as perguntas são mais importantes do que as respostas, fato que de inicio era um pouco constrangedor, pois na faculdade somos doutrinados a nós aprofundar em busca de respostas e somos avaliados pelas mesmas, entretanto na clínica a pergunta se torna o mais valioso instrumento, seu manuseio é minucioso e sua calibragem difícil, com o tempo percebi as variáveis que envolviam as perguntas que eu realizava aos meus clientes, eram tantas, tom de voz, postura, olhar, não direcionar as resposta, respeito pela individualidade, tempo de resposta, adaptação do vocabulário e isto me fez perceber o quanto eu tenho a aprender e sempre terei.

Tentando margear a imparcialidade, considero meu desenvolvimento modesto, não acredito que eu seja um prodígio da psicologia clínica, por tantas vezes estive ansioso, cometi erros dos mais banais, deixei que a preocupação do próximo passo não me deixasse entregue a situação terapêutica, impedindo que uma relação verdadeira de ajuda se estabelecesse, atribuo isto a dificuldade de estabelecer vínculos duradouros com meus clientes, algo que demorei para aceitar e admito uma certa dificuldade mais profunda e pessoal neste campo.

Tornei-me mais humilde, nunca sofri imposição ideológica, em nenhum momento tentaram argumentar a favor de uma orientação teórica especifica, sempre argumentamos a favor do restabelecimento e integridade de nossos clientes, utilizamos as técnicas e teorias que melhor correspondiam ao momento de vida daquele ser humano único que atendíamos, sempre fomos flexíveis e a isso tenho muito a agradecer (...).”

Mais que horas e horas de estudo, necessitamos de oportunidades, aceitação e experimentação para que possamos nos desenvolver adequadamente e realizar as atividades que nos propomos com excelência.

A todos aqueles que leem meu diário, obrigado! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário