quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Liberdade

"Ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas qualquer um pode começar hoje e fazer um novo final."
Chico Xavier

É fato que não se pode voltar atrás para se fazer um novo começo, por essa incapacidade temos de nos conformar com as possibilidades de ação que o hoje nos oferece.

Refletindo-se sobre as possibilidades do hoje, pode-se chegar a algumas possíveis conclusões bastante interessantes, como o fato de que os acontecimentos passados e a situações atuais determinem a gama de possibilidades presentes oferecidas a você, seguindo essa linha de raciocínio a liberdade apenas pode-se manifestar dentro de determinada situação e sob influências de suas decisões passadas.

O “novo final” descrito na frase de Chico Xavier é muito otimista frente à realidade que é um pouco mais dura, você ter feito ou não faculdade, você ter feito ou não sexo com o uso de preservativo, ter dirigido ou não bêbado, ter feito ou não uma tatuagem, ter fumado durante anos seguidos ou não, fazem sim diferença nas possibilidades de “novos finais” que são oferecidos a você.

Então quando se pensa no peso de nossas decisões, no agarrar de raras oportunidades, no colher os frutos de nossas ações, tem que se ter a devida noção que não somos vitimas da mera casualidade e sim produtos de influências externas (ambientais), mas em especial de nossas próprias escolhas.

Lidar com o conceito de liberdade muitas vezes pode ser extremamente angustiante, por tornar o individuo um autor definitivo de sua história, responsabilizando-o pelas conseqüências de seus próprios atos, essa angustia diversas vezes faz com que as pessoas utilizem-se dos mais diferentes mecanismos para fugirem dessa responsabilidade, agem de má fé, responsabilizam outros pelas conseqüências de suas próprias decisões.

Liberdade até onde consigo entender está intimamente ligada ao crescimento pessoal e/ou estagnação, mas nada é tão simples, não entrei no mérito das empresas, governos e grupos quaisquer que constrangem a liberdade dos outros fazendo com que as limitações de suas decisões não sejam mais incisivamente determinadas por suas decisões passadas, mas pelo mundo externo a ele.

O foco neste momento recai sobre o individuo e sua responsabilidade para consigo mesmo, a diferença é feita por homens livres, livres em suas mentes e corações.

"Não creio, no sentido filosófico do termo, na liberdade do homem. Todos agem não apenas sob um constrangimento exterior, mas também de acordo com uma necessidade interior."
Albert Einstein

"Tudo quanto aumenta a liberdade, aumenta a responsabilidade."
Victor Hugo

"Liberdade significa responsabilidade. É por isso que tanta gente tem medo dela."
George Bernard Shaw

2 comentários:

  1. Talvez boa parte dessa idéia confortadora, de que "Tudo pode acabar bem no final", veio da influência do catolicismo, a fé de algo melhor depois da morte, enfim, conforma mesmo.

    pode-se notar isso no comportamento brasileiro ser altamente procrastinador e pouco pontual, fora da falta de planejamento na própria vida.

    Agora , falando em responsabilidade sobre si, acho q é geral a dificuldade em planejar o próprio futuro, mesmo por ele ser tão vago. Talvez esse traço cultural prejudique ainda mais uma melhora.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Gui! Adorei seu post, acho que nunca tinha pensado por esse lado, mas agora lendo, é bem isso mesmo. Curti demais, de verdade! Beijo.

    ResponderExcluir