Esse é o primeiro post do blog e nele vou descrever uma das formas que mais respeito para adquirir conhecimento que é a auto avaliação, a introspecção que seria olhar para dentro de si com um caráter critico.
Uma das coisas mais difíceis é olhar pra si mesmo e tentar entender o por que de algumas atitudes e também a falta de algumas, é incrível como certos indivíduos tem dificuldade em lidar consigo mesmo, seus sentimentos e suas verdades, de se aceitar como é ou de identificar o que não gostaria de ser e mudar.
Vou focar na frase titulo do Blog "conhece-te a ti mesmo" Sócrates a proferiu com o seguinte intuito de que se voltar-se pra si mesmo ira ter revelações extraordinárias e experiências incríveis que o farão ter uma vida mais tranquila e centrada para que ai você possa se concentrar por exemplo em assuntos mais abrangentes como a origem do universo.
Estou sendo muito impessoal e abrangente no que estou dizendo, mas agora vou tratar o assunto de maneira um pouco diferente.
Não a nada melhor do que alguém para se poder discutir ou simplesmente falar, colocar as ideias num plano mais sólido, as organizar, para mim é essencial isso e partindo disso chegamos a questão de com quem nós podemos ter isso e também se tem que necessariamente ser alguém em que confiamos.
Primeiramente se deve ter esse tipo de interação com alguém que partilhe da sua vontade de aprender sobre si que não necessariamente quer dizer que vocês ficaram presos a meras conversas sobre suas própias experiências individuais porque convenhamos para isso teríamos apenas um diário e sim que vocês devam expor suas idéias e levantar questões a todo momento sobre o que pensam, o que fazem, que sonhos tiveram e como encaram a mesma situação, depois de tudo isso vem a confiança, como foi exposto acima para se ter uma interação desse nível com qualquer individuo é necessário confiança, o problema é que a confiança tem seus benefícios e malefícios, o principal beneficio seria alguém para se apoiar, saber que estará la quando precisar e que te respeitará no mínimo a todo momento, já os malefícios seriam que quando se tem muita confiança consequentemente se tem muitas expectativas em relação ao retorno dessa pessoa para com você, geralmente se em alguns momentos não for o que se esperava você se decepciona (muitas vezes o pior dos sentimentos) e se impede de confiar de novo.
O objetivo deste primeiro post é habituar qualquer um que leia ao tipo de raciocínio que será exposto aqui nas próximas publicações e o de descrever bem sucintamente uma ferramenta de grupo para se obter conhecimento, não estou escrevendo certezas nem conceitos e sim opinião pensada e que a todo momento merece ser repensada, estou totalmente ciente do poder da palavra "PORQUE" e reconheço que muitas vezes fiquei deslumbrado pelo "Método Cartesiano" algo que comentarei nos próximos posts com certeza.
"Pobre é aquele que passa sua vida neste mundo como um vulto sem ter a mínima noção de quem era ou o porque das coisas que fazia ou faziam com ele."
Concordo plenamente com a importância da introspecção, que vai muito além de uma simples maneira de adquirir conhecimento.
ResponderExcluirA única forma de atingir a verdadeira felicidade é obtendo seus verdadeiros objetivos ou estar a caminho de obté-los.
É impossivel conhecer seus verdadeiros de vida se você nâo se auto-conhecer.
Grande parte da população é infeliz pois seus objetivos, sonhos e metas não são de grande valor para si próprios tendo assim uma grande insatisfação logo após obté-los.
É impreesindivel que o ser humano se conheça para conhecer seus verdadeiros objetivos e alcançar finalmente a esperada auto-satisfação.
Sendo assim a introspecção se torna totalmente necessária para a obtenção de uma boa qualidade de vida.
Comentario que complementou perfeitamente o post muito obrigado e me deu uma ótima idéia para um proximo a auto-estima.
ResponderExcluir